Ayrton Senna

Ayrton Senna, ou melhor, Ayrton Senna da Silva foi um dos maiores ídolos esportivos brasileiros, era corredor de automóvel e um dos mais bem-sucedidos pilotos, tendo vencido por três vezes o campeonato mundial de Formula 1( 1988, 1990, 1991). Senna nasceu no dia 21 de março de 1960 e seu aniversário sempre deve ser lembrado por ser um dos maiores ídolos que o Brasil já teve. Ele faleceu há 20 anos num trágico acidente no Grand Prix de San Marino e já foi homenageado dezenas de vezes, inclusive como tema da escola de samba “Unidos da Tijuca”, a vencedora do carnaval carioca de 2014.

Mapa.Senna


airtonsennaAyrton Senna ganhou seu primeiro kart do pai aos 4 anos e começou sua carreira nessa categoria aos 13 anos. Aos poucos foi mudando de categoria, em 1983 venceu o campeonato britânico de Formula 3 e, em 1984 fez sua estreia na Fórmula 1. Passou para a Lotus-Renault no ano seguinte e ganhou seis Grandes Prêmios ao longo das próximas três temporadas. Em 1988, formou dupla com o francês Alain Prost na McLaren – Honda e juntos, ganharam 15 dos 16 prêmios daquela temporada, sendo que Senna ganhou o primeiro lugar. Prost conquistou o campeonato em 1989 e Senna o segundo e terceiro campeonatos de sua carreira em 1990 e 1991. Senna faturou esse terceiro título mundial e tornou-se o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1 – façanha que foi mantida até o final da temporada de 2012, quando Sebastian Vettel chegou ao tricampeonato vencendo por três anos consecutivos.

O piloto conquistou enorme reputação: é considerado um piloto muito veloz pelo recorde de pole positions que deteve; demonstrava grande capacidade e períciasobre asfalto chuvoso como nas atuações antológicas que teve nos GPs de Mônaco; detém o recorde de maior número de vitórias no mesmo prestigioso  GP; é o terceiro piloto mais bem sucedido em termos de vitórias. Em dezembro de 2009, a revista inglesa Autosport publicou matéria onde consultou 217 pilotos sobre o melhor piloto de Formula 1 de todos os tempos e foi Senna quem venceu a votação. A rede de comunicação britânica BBC elegeuAyrton Senna como o melhor piloto de Fórmula 1 da história, com o seguinte texto: “Provavelmente nenhum piloto da Fórmula 1 tenha se dedicado mais ao esporte e dado mais de si mesmo em sua rígida busca pelo sucesso. Ele era uma força da natureza, uma combinação incrível de muito talento com espantosa determinação”.

Talvez por isso mesmo sua vida pessoal sempre tenha sido relevada pra segundo plano: Ayrton só se casou uma vez e por um breve período, não teve filhos e não deixou herdeiros diretos. Ele era bem reservado e sua vida privada sempre foi muito discreta. A modelo Marcella Prado alegou que teve um breve caso com o piloto e quea filha Victoria eradele. Mas, depois, os testes não comprovaram a paternidade. Ele também teve um breve caso com XuxaMeneghel e quando faleceu, Ayrton namorava Adriane Galisteu e, segundo a irmã, Vivianne, aquela teria sido a melhor fase afetiva de sua vida.

Senna comandava uma holding com a ajuda dos familiares pai, irmão e primo, a Ayrton Senna Empreendimentos que possuía uma importadora de automóveis da marca Audi e uma controladora da marca “S”, que ele utilizava e que depois deu nome à famosa curva sugerida por ele no autódromo de Interlagos.

O piloto sempre demonstrou preocupação com a pobreza que havia no Brasil, mas tinha especial cuidado com as crianças, tendo criado uma organização dedicada a elas, o Instituto Ayrton Senna, hoje comandado por sua irmã, Vivianne. Após a sua morte, descobriu-se que ele havia feito uma doação de US$ 400 milhões doado em segredo para ajudar crianças pobres.

Senna angariou alguns rivais ao longo da carreira, dos quais os mais conhecidos são Nelson Piquet e o francês Alain Prost, seu companheiro por três temporadas na McLaren – Honda. Sempre houve tensão no relacionamento e os pilotos chegaram mesmo a ficar sem se falar durante algum tempo. Mas a relação entre eles melhorou depois da aposentadoria do francês, e Senna e Prost se aproximaram em 1994. Antes do anúncio da morte de Ayrton Senna, Prost já havia se solidarizado logo após saber do acidente. No funeral de Senna, o francês comentou: “o Ayrton e eu tínhamos uma ligação. A sua morte foi o final da minha história com a Fórmula 1. Ninguém pode falar do Ayrton sem falar de mim e ninguém pode falar de mim sem falar dele”. O piloto francês, inclusive, chegou a fazer parte do conselho consultivo do Instituto Ayrton Senna.

Entre seus amigos íntimos estava Gerhard Berger, companheiro de equipe na McLaren entre as temporadas 1990 e 1992.  Berger declarou após sua morte:“ele me ensinou muito sobre o nosso esporte, e eu o ensinei a rir.” No documentário The RighttoWin, feito em 2004 em sua homenagem, Frank Williams recordou que, além de um grande piloto, Senna “era um homem ainda maior fora do carro.”

A morte do piloto foi considerada pelos brasileiros como uma tragédia nacional e o governo não só lhe concedeu um funeral com honras de chefe de estado como declarou três dias de luto oficial. Mais de um milhão de pessoas foram às ruas de São Paulo para ver o ídolo e render-lhe as últimas homenagens, sem contar os milhões de espectadores que acompanharam pela televisão, desde a chegada do avião que trouxe seu corpo às 5h30 da manhã até seu sepultamento dois dias depois.

Na corrida seguinte à do acidente de Ayrton, em Mônaco, a FIA decidiu deixar vazias as duas primeiras posições no grid de largada, e elas foram pintadas com as cores das bandeiras brasileiras e austríaca, em homenagem a Senna e Ratzenberger,o piloto que também havia falecido no mesmo GP um dia antes do brasileiro. Senna está sepultado no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.

Ayrton nos deixa ainda um último legado: seu sobrinho Bruno Senna (filho de Viviane), de quem o tio declarou em 1993: “Se vocês acham que eu sou rápido, esperem para ver meu sobrinho Bruno.”

Ciça Bueno, março 2017

Confira o perfil vocacional completo do Ayrton Senna.
Clicando Aqui

voltar para a página anterior

editado da Wikipedia com acréscimos da autora

 

Biografias & Perfis

  • Mick Jagger

    Vocalista, compositor, letrista, pai de sete filhos e líder dos Rolling Stones, banda que possui mais de 200 milhões de discos vendidos em cinco décadas de carreira. Filho mais velho de um professor e de uma dona de casa, Jagger nasceu no dia 26 de julho de 1943 na pequena cidade de Dartford, no sudeste […]

    Leia mais
  • Michel Temer

    Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como […]

    Leia mais
  • Bob Dylan

    O primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

    Leia mais
  • Caio Castro

    Caio Castro, o protagonista de I love Paraisópolis, nunca pensou em ser ator. Confira na sua biografia.

  • Tom Jobim

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desse grande compositor brasileiro

  • Oscar Niemeyer e Lucio Costa

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desses grandes arquitetos brasileiros

  • David Bowie

    David Bowie, o mais ousado, versátil e eclético dos artistas pops, nasceu em 8 de janeiro de 1947 na Cidade de Brixton, Inglaterra e faleceu hoje, dia 10 de janeiro de 2016 depois de lutar quase dois anos contra um câncer, pra imensa tristeza de todos os seus fãs. Bowie começou a carreira como um cantor trovador folk, mas […]

  • Biografia dos Rolling Stones

    Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones? Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em […]

  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa ou Fernando Antonio Nogueira Pessoa foi um dos maiores poetas da língua portuguesa

  • Aécio Neves

    Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado

  • Justin Bieber

    JUSTIN BIEBER DE DREW OU APENAS JUSTIN BIEBER É UM SUPERJOVEM CANTOR E COMPOSITOR DE MÚSICA POP DOS MAIS BADALADOS DO MOMENTO.

  • Dilma Rousseff

    Dilma Vana Roussef é a atual Presidente da Republica Federativa do Brasil, reeleita por mais quatro anos em outubro passado.

  • Mark Zuckerberg

    Mark Elliot Zuckerberg, é um programador e empresario norteamericano, que ficou conhecido mundialmente por fundar o Facebook em 2004, com mais três colegas da Universidade de Harvard, onde estudava. Zuckerberg nasceu em White Plains, noCondado de Westchest, Nova York, filho de uma medica-psiquiatra e de um dentista, no dia 14 de maio de 1984. Desde menino sempre se […]

  • Marina Silva

    Veja perfil vocacional de Marina Silva, candidata à eleição presidencial pelo PSB, sucessora de Eduardo Campos.

  • John Lennon

    John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de […]

  • Ayrton Senna

    Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros

  • D. Pedro II

    D. Pedro II, Imperador do Brasil, um amante da ciência, da cultura e das artes No nascimento de D. Pedro II, tanto Portugal quanto as províncias do Norte e do Nordeste do país acabavam de reconhecer a independência do Brasil. Sua chegada foi aclamada e comemorada com fervor. Em 1831, ao abdicar do trono em […]

  • D. Pedro I

    D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil O primeiro imperador do Brasil é figura que desperta polêmica e ambiguidade. Foi príncipe, soldado, imperador e grande amante das artes. Viveu pouco e com grande intensidade: fundou o Império brasileiro, abdicou de dois tronos em favor de dois filhos, saiu vencedor no comando de várias batalhas, […]

  • Marylin Monroe

    A atriz, cantora e modelo mais amada da América

  • Vladimir Putin

    Vladimir Vladimirovich Putin é atualmente o primeiro-ministro da Rússia. Putin nasceu entre os trabalhadores de fábrica de Leningrado ( St. Petersburg) e foi criado em um apartamento dividido entre várias famílias. Seu pai, um capataz de fábrica, morreu em 1999 e sua mãe, meses depois. Formou-se em Direito pela Universidade de Leningrado, onde teve contato […]

  • Pelé

    O maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Barack Obama

    Obama ou Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos da América, o 44º eleito e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais cobiçado do mundo. Nasceu em Honolulu de pai queniano e mãe americana, onde foi criado, e depois mudou-se para o continente, tendo estudado Ciências Politicas em Columbia, NY, e […]

  • Dorival Caymmi

    Um dos maiores compositores da MPB