Biografia dos Rolling Stones

rs

Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones?
Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em 1962. Sua primeira formação era Bill Wyman no baixo, Brian Jones na guitarra e harmônica, Charlie Watts na bateria, Ian Stewart no piano, Keith Richards na guitarra e Mick Jagger na voz. Em 1963, Stewart saiu do grupo, mas continuou fazendo shows com a banda ocasionalmente, até sua morte em 1985. Jones saiu da banda um pouco antes de sua morte em 1969 e foi substituído por Mick Taylor que permaneceu até 1975. Logo após, Ronnie Wood tornou-se o dupla de Richards nas guitarras. Wyman partiu em 1993 e Darryl Jones tornou-se o baixista principal. Nicky Hopkins, esplendido tecladista, fez parte do grupo de 1967 a 1982; Billy Preston integrou o grupo durante os anos 1970 e Chuck Leavell atuou até 1982. O primeiro líder dos RS foi Brian Jones, mas com o tempo, os cantores Mick Jagger e Keith Richards tornaram-se os lideres da banda.

 

rs2
Os Rolling Stones tocaram recentemente no Brasil, tremendo sucesso!
A atual formação da banda é:
Mick Jagger, líder e vocalista principal da banda, que toca também harmônica, piano e guitarra;
Keith Richards, líder, guitarrista e baixista, integra o vocal com Jagger;
Charlie Watts toca bateria e percussão;
Ronnie Wood é guitarrista, baixista e vocalista.

Eles farão uma turnê pela América Latina e estiveram no Brasil entre fevereiro e março deste ano, depois de 10 anos sem shows por aqui.
stones 2

Vocacional não pretende contar a historia da banda nem fazer a biografia de seus componentes, mas apenas render uma homenagem ao principal e insuperável grupo de musica pop do mundo.

O mais incrível é que os caras, que beiram os 70 anos, continuam com aparência jovem e enérgica, arrancando o furor de plateias inteiras nos quatro cantos do mundo. E, independente do grupo, cada um deles tem personalidades únicas e carreiras solo em áreas paralelas.

Keith Richards, o bem-humorado sagitariano, por exemplo, é compositor, ator, produtor de discos e considerado um dos quatro melhores guitarristas do mundo. Mick Jagger é leonino, compositor, ator, produtor de discos e atualmente também de filmes (acaba de lançar Vynil em parceria com outros produtores, sob a direção de Martin Scorcese), e o mais carismático e afamado membro da banda.

Tudo começou quando esses dois amigos, que eram vizinhos em Dartford/England onde nasceram, se reencontraram numa estação de trem e descobriram que eram loucos por blues e rock ‘in roll. Cinquenta e tantos anos depois eles continuam juntos: Jagger, sua voz e energia inconfundíveis ao lado da inigualável guitarra de Richards já fizeram 14 das 500 melhores musicas de todos os tempos segundo a Rolling Stones Magazine.

Ron Wood ou Ronnie Wood, como bom geminiano, é eclético e famoso por seus dois nomes. Além de musico, cantor, compositor e produtor de discos, é artista plástico, autor de livros e sócio de uma galeria de arte em Londres.

Charlie Watts, também geminiano, é o mais velho e discreto membro da banda. Watts era artista gráfico e começou a tocar bateria em clubes de blues em Londres, onde encontrou Brian Jones, Mick Jagger e Keith Richards: em 1963 entrou pra banda e, além de ser considerado o maior baterista de rock do mundo por críticos do ramo, fez significativas contribuições como designer e artista gráfico para o grupo. Durante muitos anos, Watts manteve banda própria de blues, o Charlie Watts Quintet e continuou a tocar em clubes de blues em Londres, tais como o famoso Ronnie Scott’s Jazz Club.

lingua dos stones

Juntos ou separados, todos eles já integraram outras bandas de blues, rock e pop music, já tocaram com gigantes como David Bowie, Rod Stewart, Guns N’ Roses, John Lennon e Yoko Ono, Amy Winehouse, Eric Clapton, Billy Preston e lançaram inumeráveis discos solo (veja abaixo box da discografia da banda). Recentemente na América Latina, os Stones realizaram a turnê de numero 49 e a de numero 4 no Brasil.

Álbuns de estúdio 29
Álbuns ao vivo 10
Álbuns de compilação 31
Álbuns de vídeo 16
Extended plays (EP) 3
Singles 107
Vídeos musicais 57
Box set 3

Fonte: www.wikipedia.com.br

Apesar de serem considerados a banda de rockeiros mais idosos do mundo, os Rolling Stones continuam com a mesma verve, o mesmo estilo, a mesma atitude irreverente e contestadora da cultura vigente. Por inúmeras vezes a banda viveu desafios e foi considerada acabada ou desfeita; mas os incríveis rapazes sempre deram a volta por cima e superaram perdas como a morte de Brian Jones em 1969, a tragédia da morte de fãs em show/escândalo nos anos 1970, inúmeras doenças, problemas com drogas, alcoolismo, acidentes e incidentes de toda sorte. Os Rolling Stones continuam firmes e fortes acumulando números astronômicos de venda e títulos tais como a banda de maior sucesso e faturamento de todos os tempos.

Pros Rolling Stones, Vocacional tira o chapéu!

mick jagger 2

Confira aqui o perfil vocacional completo de Mick Jagger; ou aqui o miniperfil vocacional de Mick Jagger, escolhido aqui pra representar o grupo.

Minha aventura com Mick Jagger

Nunca fui muito fissurada por rock mas sou fissurada pelos Rollings Stones desde que ouvi pela primeira vez a musica Satisfaction numa festa pré-adolescência, décadas atrás. Depois dela vieram muitas outras músicas inesquecíveis como Start Me Up, Miss You, Gimme Shelter, Simpathy for The Devil, Angie, consideradas também como clássicos do rock.

Mick Jagger 1
Mas a minha mais incrível experiência com o grupo foi no dia em que dei de cara com eles. Eu estava passeando em Embu das Artes, a charmosa cidadezinha próxima a São Paulo, com uma amiga, num final de semana. De repente, começou um alvoroço e como por um milagre o Mick Jagger passou na minha frente, a exatamente um metro do meu nariz. É que ele havia saído de um restaurante onde tinha ido almoçar com amigos, atravessou a rua e entrou numa viela pra tomar um carro ao final dela. E eu, que vinha subindo essa viela, parei por força da multidão e foi aí que ele passou na minha frente. Quase morri! O mais incrível é que por dois ou três segundos, ele me fitou nos olhos: foi impressionante!

– Nossa! Que susto! Me belisca Nena, disse eu pra minha amiga. Era mesmo o Mick Jagger?
– Era sim!
– Minha nossa! Essa é uma das estórias que hei de levar pro meu túmulo! (rsrsrs)
– E eu também! (rsrsrs)

Ciça Bueno, fevereiro de 2016

Biografias & Perfis

  • Mick Jagger

    Vocalista, compositor, letrista, pai de sete filhos e líder dos Rolling Stones, banda que possui mais de 200 milhões de discos vendidos em cinco décadas de carreira. Filho mais velho de um professor e de uma dona de casa, Jagger nasceu no dia 26 de julho de 1943 na pequena cidade de Dartford, no sudeste […]

    Leia mais
  • Michel Temer

    Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como […]

    Leia mais
  • Bob Dylan

    O primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

    Leia mais
  • Caio Castro

    Caio Castro, o protagonista de I love Paraisópolis, nunca pensou em ser ator. Confira na sua biografia.

  • Tom Jobim

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desse grande compositor brasileiro

  • Oscar Niemeyer e Lucio Costa

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desses grandes arquitetos brasileiros

  • David Bowie

    David Bowie, o mais ousado, versátil e eclético dos artistas pops, nasceu em 8 de janeiro de 1947 na Cidade de Brixton, Inglaterra e faleceu hoje, dia 10 de janeiro de 2016 depois de lutar quase dois anos contra um câncer, pra imensa tristeza de todos os seus fãs. Bowie começou a carreira como um cantor trovador folk, mas […]

  • Biografia dos Rolling Stones

    Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones? Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em […]

  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa ou Fernando Antonio Nogueira Pessoa foi um dos maiores poetas da língua portuguesa

  • Aécio Neves

    Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado

  • Justin Bieber

    JUSTIN BIEBER DE DREW OU APENAS JUSTIN BIEBER É UM SUPERJOVEM CANTOR E COMPOSITOR DE MÚSICA POP DOS MAIS BADALADOS DO MOMENTO.

  • Dilma Rousseff

    Dilma Vana Roussef é a atual Presidente da Republica Federativa do Brasil, reeleita por mais quatro anos em outubro passado.

  • Mark Zuckerberg

    Mark Elliot Zuckerberg, é um programador e empresario norteamericano, que ficou conhecido mundialmente por fundar o Facebook em 2004, com mais três colegas da Universidade de Harvard, onde estudava. Zuckerberg nasceu em White Plains, noCondado de Westchest, Nova York, filho de uma medica-psiquiatra e de um dentista, no dia 14 de maio de 1984. Desde menino sempre se […]

  • Marina Silva

    Veja perfil vocacional de Marina Silva, candidata à eleição presidencial pelo PSB, sucessora de Eduardo Campos.

  • John Lennon

    John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de […]

  • Ayrton Senna

    Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros

  • D. Pedro II

    D. Pedro II, Imperador do Brasil, um amante da ciência, da cultura e das artes No nascimento de D. Pedro II, tanto Portugal quanto as províncias do Norte e do Nordeste do país acabavam de reconhecer a independência do Brasil. Sua chegada foi aclamada e comemorada com fervor. Em 1831, ao abdicar do trono em […]

  • D. Pedro I

    D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil O primeiro imperador do Brasil é figura que desperta polêmica e ambiguidade. Foi príncipe, soldado, imperador e grande amante das artes. Viveu pouco e com grande intensidade: fundou o Império brasileiro, abdicou de dois tronos em favor de dois filhos, saiu vencedor no comando de várias batalhas, […]

  • Marylin Monroe

    A atriz, cantora e modelo mais amada da América

  • Vladimir Putin

    Vladimir Vladimirovich Putin é atualmente o primeiro-ministro da Rússia. Putin nasceu entre os trabalhadores de fábrica de Leningrado ( St. Petersburg) e foi criado em um apartamento dividido entre várias famílias. Seu pai, um capataz de fábrica, morreu em 1999 e sua mãe, meses depois. Formou-se em Direito pela Universidade de Leningrado, onde teve contato […]

  • Pelé

    O maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Barack Obama

    Obama ou Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos da América, o 44º eleito e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais cobiçado do mundo. Nasceu em Honolulu de pai queniano e mãe americana, onde foi criado, e depois mudou-se para o continente, tendo estudado Ciências Politicas em Columbia, NY, e […]

  • Dorival Caymmi

    Um dos maiores compositores da MPB