Aécio Neves

Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado e transparência no julgamento do “petrolão”. Aécio é economista, político e mineiro, nascido em Belo Horizonte e descendente de uma família tradicional de políticos do Estado de Minas.

Veja aqui seu perfil vocacional completo: Download


Do lado materno, Aécio é neto do ex-presidente Tancredo Neves, com quem iniciou sua carreira política ao ingressar na campanha do avô para governador em 1981. Depois de vencidas as eleições, Aécio tornou-se secretário particular de Tancredo e foi assim que adquiriu suas primeiras experiências políticas. Do lado paterno, seu avô Tristão e seu pai Aécio, foram deputados federais por Minas Gerais.

aecio 9O candidato passou sua primeira infância em Belo Horizonte e só retornou a BH para se engajar na política ao lado do avô, passando a exercer sua secretaria particular. Nos anos seguintes, participou do movimento “Diretas Já”, da campanha de Tancredo à presidência da República e o acompanhou em diversas viagens a países democráticos, estratégia política adotada para a transição política no Brasil da época, que passava do regime militar à democracia, tendo conhecido Ronald Reagan, presidente dos Estados Unidos, François Mitterrand, presidente da França, Sandro Pertini, presidente da Itália,  Rei Juan Carlos da Espanha e o Papa João Paulo II. Na ocasião, foi nomeado como secretário de Assuntos Especiais da Presidência da República e com a morte de Tancredo e a posse do vice-presidente José Sarney, Aécio e todos os ministros e assessores nomeados por Tancredo renunciaram. Na ocasião, Aécio foi nomeado diretor da Caixa Econômica Federal.

Em 1986 foi eleito deputado federal com o maior numero de votos no estado até então e participou da Assembleia Nacional Constituinte que elaborou a nova constituição do Brasil em 1988. Foi reeleito em 1990, 1994 e 1998. Foi eleito Presidente da Câmara dos deputados em fevereiro de 2001 e lá permaneceu até dez de 2002, tendo assumido a Presidência da Republica em 26 de junho de 2001 interinamente.

aecio 14Em junho de 2002, o então governador Itamar Franco desistiu de concorrer à reeleição e os deputados federais e estaduais do PSDB escolheram Aécio para disputar em seu lugar. Renunciou ao cargo de deputado para concorrer ao de governador do estado de Minas Gerais e em outubro de 2002, foi eleito governador de Minas Gerais já no primeiro turno, sendo o primeiro governador a obter esse feito na história do estado.

Em março de 2006, anunciou sua candidatura à reeleição. Desde o início da campanha, seu índice de popularidade era muito alto e a coligação que apoiou era formada por 10 partidos. Sua vitória no primeiro turno era dada como certa por vários analistas políticos e mesmo assim ele manteve um bom relacionamento com as lideranças petistas. Na votação realizada em outubro daquele ano, Aécio foi reeleito governador de Minas Gerais com 73,03% dos votos. Aécio permaneceu no cargo até março de 2010, quando renunciou para se candidatar a uma vaga no senado, sendo substituído pelo vice-governador Antônio Anastasia.

Seu governo ficou conhecido como gestão de choque, propondo redução de despesas, reorganização e modernização do aparato institucional do Estado, implementando novos modelos de gestão. O “choque de gestão” propôs o envolvimento de todos os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual, com o objetivo de melhorar a qualidade e reduzir os custos dos serviços públicos do estado. O “Choque de Gestão” contemplava a obtenção de resultados baseados na qualidade e na produtividade, envolvendo incentivos que induziam ao maior comprometimento por parte de todos os atores, previa o investimento na capacitação do servidor público estadual e a adoção de novos modelos de parcerias público-privadas que possibilitassem melhores serviços aos cidadãos.

Alguns políticos criticaram muito o novo modelo de gestão implantado, mas vários especialistas e inúmeras publicações de grande circulação fizeram extensas reportagens demonstrando a realidade positiva do modelo mineiro de administração. Inclusive, um dos principais autores dessa política, o professor Vicente Falconi, tornou-se bastante procurado para aplicar o método em outras esferas da administração pública, até mesmo pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

aecio 2Aécio liderou o ranking de avaliação dos governadores feito pelo Instituto Datafolha em dezembro de 2007, em março e em dezembro de 2009. O índice de aprovação ao seu governo quando deixou o estado era de 92%, sendo que 76% consideravam seu governo como ótimo ou bom. Em 2010, Aécio esperava ser o candidato à presidência da República pelo seu partido, o PSDB e, por diversas vezes, negou a possibilidade de formar uma chapa encabeçada por Serra. Em novembro de 2009, apresentou suas propostas caso fosse escolhido como o candidato do partido, mas no mês seguinte, diante da hesitação do PSDB e de Serra em posicionar-se como candidato, Aécio anunciou que seria candidato ao Senado Federal. Nas eleições de 2010 foi eleito o senador com a maior votação do Estado. Assumiu o cargo em fevereiro de 2011 e, em 2013, foi escolhido presidente nacional do PSDB, substituindo o deputado federal Sérgio Guerra, com 97,3% dos votos entre os mais de quatro mil membros do partido presentes.

Em dezembro de 2012, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso lançou Aécio como pré-candidato do PSDB à presidência em 2014. Como na eleição de 2010,  José Serra e Aécio travaram uma disputa interna pelo apoio do partido pela candidatura à presidência, mas Serra desistiu em dezembro de 2013, deixando Aécio como único pré-candidato do partido. Ele foi oficializado como candidato do seu partido em 14 de junho e, em 30 de junho último, foi escolhido o seu vice, o senador por São Paulo,  Aloysio Nunes.
Aécio foi casado em primeiras núpcias com Andréa Falcão entre 1991 a 1998, com quem tem uma filha, Gabriela Falcão Neves, nascida em 1991. Atualmente é casado com Letícia Weber desde 9 de outubro de 2013. Dessa união, nasceram os gêmeos Julia e Bernardo em 8 de junho passado. Aécio foi considerado pela revista Época como um dos 100 brasileiros mais influentes em 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013.

Perfil Vocacional

Confira os exemplos de perfis vocacionais que preparamos para o biografado.

Biografias & Perfis

  • Mick Jagger

    Vocalista, compositor, letrista, pai de sete filhos e líder dos Rolling Stones, banda que possui mais de 200 milhões de discos vendidos em cinco décadas de carreira. Filho mais velho de um professor e de uma dona de casa, Jagger nasceu no dia 26 de julho de 1943 na pequena cidade de Dartford, no sudeste […]

    Leia mais
  • Michel Temer

    Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como […]

    Leia mais
  • Bob Dylan

    O primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

    Leia mais
  • Caio Castro

    Caio Castro, o protagonista de I love Paraisópolis, nunca pensou em ser ator. Confira na sua biografia.

  • Tom Jobim

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desse grande compositor brasileiro

  • Oscar Niemeyer e Lucio Costa

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desses grandes arquitetos brasileiros

  • David Bowie

    David Bowie, o mais ousado, versátil e eclético dos artistas pops, nasceu em 8 de janeiro de 1947 na Cidade de Brixton, Inglaterra e faleceu hoje, dia 10 de janeiro de 2016 depois de lutar quase dois anos contra um câncer, pra imensa tristeza de todos os seus fãs. Bowie começou a carreira como um cantor trovador folk, mas […]

  • Biografia dos Rolling Stones

    Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones? Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em […]

  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa ou Fernando Antonio Nogueira Pessoa foi um dos maiores poetas da língua portuguesa

  • Aécio Neves

    Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado

  • Justin Bieber

    JUSTIN BIEBER DE DREW OU APENAS JUSTIN BIEBER É UM SUPERJOVEM CANTOR E COMPOSITOR DE MÚSICA POP DOS MAIS BADALADOS DO MOMENTO.

  • Dilma Rousseff

    Dilma Vana Roussef é a atual Presidente da Republica Federativa do Brasil, reeleita por mais quatro anos em outubro passado.

  • Mark Zuckerberg

    Mark Elliot Zuckerberg, é um programador e empresario norteamericano, que ficou conhecido mundialmente por fundar o Facebook em 2004, com mais três colegas da Universidade de Harvard, onde estudava. Zuckerberg nasceu em White Plains, noCondado de Westchest, Nova York, filho de uma medica-psiquiatra e de um dentista, no dia 14 de maio de 1984. Desde menino sempre se […]

  • Marina Silva

    Veja perfil vocacional de Marina Silva, candidata à eleição presidencial pelo PSB, sucessora de Eduardo Campos.

  • John Lennon

    John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de […]

  • Ayrton Senna

    Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros

  • D. Pedro II

    D. Pedro II, Imperador do Brasil, um amante da ciência, da cultura e das artes No nascimento de D. Pedro II, tanto Portugal quanto as províncias do Norte e do Nordeste do país acabavam de reconhecer a independência do Brasil. Sua chegada foi aclamada e comemorada com fervor. Em 1831, ao abdicar do trono em […]

  • D. Pedro I

    D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil O primeiro imperador do Brasil é figura que desperta polêmica e ambiguidade. Foi príncipe, soldado, imperador e grande amante das artes. Viveu pouco e com grande intensidade: fundou o Império brasileiro, abdicou de dois tronos em favor de dois filhos, saiu vencedor no comando de várias batalhas, […]

  • Marylin Monroe

    A atriz, cantora e modelo mais amada da América

  • Vladimir Putin

    Vladimir Vladimirovich Putin é atualmente o primeiro-ministro da Rússia. Putin nasceu entre os trabalhadores de fábrica de Leningrado ( St. Petersburg) e foi criado em um apartamento dividido entre várias famílias. Seu pai, um capataz de fábrica, morreu em 1999 e sua mãe, meses depois. Formou-se em Direito pela Universidade de Leningrado, onde teve contato […]

  • Pelé

    O maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Barack Obama

    Obama ou Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos da América, o 44º eleito e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais cobiçado do mundo. Nasceu em Honolulu de pai queniano e mãe americana, onde foi criado, e depois mudou-se para o continente, tendo estudado Ciências Politicas em Columbia, NY, e […]

  • Dorival Caymmi

    Um dos maiores compositores da MPB