Bob Dylan

Quando vimos a noticia de que Bob Dylan tinha ganhado o premio Nobel de Literatura, logo vimos que era uma oportunidade pra homenageá-lo no Vocacional.  Fomos consultar o seu mapa astral e, é claro, ele tem tanto os ingredientes para ser um bom musico, quanto para ser um grande poeta. Dylan é americano, nascido em Minnesota em 1941, com o nome de Robert Allen Zimmermann. Neto de imigrantes judeus ucranianos e lituanos, Bob vem encantando as plateias do mundo todo há mais de cinco décadas. Confira sua biografia!


bob-dylan-4Bob é músico, compositor, ator, pintor e escritor. Considerado um ícone da contracultura, passou a infância ouvindo folk, com dez anos escreveu seus primeiros poemas e, na adolescência ouvia rock and roll pelo rádio. Adorava Little Richards. Aprendeu a tocar harmônica e violão na infância, influenciado pelas músicas de Hank Willians, cantor folk americano; e mais tarde, aprendeu piano e guitarra sozinho. Aos 18 anos entrou na faculdade de Minnesota e, apesar de já ter integrado bandas de rock, voltou-se para a música folk. Dylan dizia que no rock as canções não eram serias e, que ao entrar para o folk, sabia que dali em diante faria canções que refletiriam a vida de forma mais realista, …, preenchidas com mais desespero, mais tristeza, mais triunfo, mais fé no sobrenatural, sentimentos mais profundos, enfim…

bob-dylan-7Bob passou a tocar numa cafeteria a poucas quadras da universidade e entrou para o circuito folk de Dinkytown: foi ali que passou a se chamar Bob Dylan. Mas logo abandonou a faculdade e mudou-se para Nova York atrás de seu ídolo Woody Guthrie, que estava muito doente. Nos primeiros dias, frequentava o hospital e acabou se aproximando de seu assistente, absorvendo então um pouco do novo repertorio do ídolo.

 

Mas logo começou a tocar em clubes do Greenwich Village e foi ganhando reputação aos poucos, principalmente depois de uma critica elogiosa no New York Times. No ano seguinte, ao tocar gaita para Carolyn Hester durante a gravação de seu álbum, atraiu a atenção do produtor John Hammond, da Columbia Records, que o contratou para o primeiro disco. O artefato não fez sucesso e o contrato acabou sendo rompido logo.

Em 1962, Dylan mudou seu nome oficialmente para Robert Dylan e contratou Albert Grossman para seu empresário. Apesar do excesso de zelo de Grossman, o que sufocava Dylan, mantiveram-se juntos por quase dez anos. Em final de 1962 fez a primeira viagem ao Reino Unido e tocou pela primeira vez Blowin’ in the Wind. Na ocasião, George Harrison teria comentado que era só coloca-lo e viajávamos… O conteúdo das letras de suas canções e a atitude, era tudo incrivelmente original… maravilhoso.

bob-dylan-e-joan-baez

Em 1963 gravou seu 2º álbum, desta vez pela CBS e foi através dele que começou a firmar o seu nome como cantor e compositor. O disco foi considerado de canções de protesto. Foi por volta dessa época também que suas composições começaram a ser gravadas por outros intérpretes, o que foi ótimo em alguns casos pois a voz de Dylan era uma controvérsia: alguns amavam e outros odiavam. Entre eles estava Joan Baez, que se tornou não só uma protetora e amante, como o levou à popularidade nacional e internacional. Entre outros que o gravaram nessa época podemos citar Peter, Paul and Mary, The Hollies, The Byrds,  The Association, além de Manfred Mann e The Turtles. A CBS aproveitou a deixa e lançou campanha cuja frase de efeito era: Nobody sings Dylan Like Dylan.

Entre 1964 e 1966, Dylan tomou outros rumos, abandonando questões sócio-políticas como racismo, guerra fria, injustiça social, guerra do Vietnam para voltar-se a canções mais pessoais, desilusões amorosas, letras mais introspectivas que falavam de amores perdidos, vagabundos errantes, liberdade, viagens e surrealismo. E veio a conquistar reconhecimento com o álbum The Freewheelin Bob Dylan, o segundo com a gravadora Colúmbia Records. O grande sucesso do álbum foi Blowin in the Wind, uma das maiores criações no conjunto de sua obra.

bob-dylan-1Nos anos seguintes, gravou Mr Tambourine Man e Like a Rolling Stone, sendo essa última depois de envolver-se em polêmicas quando em 1965, no Newport Festival, inseriu guitarra elétrica em suas músicas, desagradando os fãs de folk mais conservadores. Mas foi aclamado pela crítica e ampliou sua influencia entre artistas contemporâneos, lançando nessa fase canções clássicas de seu repertorio tais como: Maggie’s Farm, Subterranean Homesick Blues, Gates of  Eden, It’s Alright Ma (I’m Only Bleeding), Ballad of a Thin Man, Just Like a Woman, entre outras,

Em meados de 1966, após uma tumultuada turnê pela Inglaterra Bob sofreu um grave acidente de moto que o afastou dos palcos e gravações até 1968. No seu retorno, surpreendeu o público e a crítica com o álbum John Wesling Hardin, fortemente country, cuja canção de maior sucesso foi o clássico Lay Lady Lay.

Nessa fase, o astro limitou-se a poucas apresentações. Uma das mais importantes foi a participação no Festival da Ilha de Wigth em 1969 e no Concerto para Bangladesh, organizado por George Harrison, em 1971.

bob-dylan-4Dylan só voltaria às turnês em 1974. Sua produção dos anos 70 não foi muito bem recebida. Apenas algumas canções se destacam If Not For You de 1970, Knockin’ on Heaven’s Door de 1973, Forever Young de 1974. Mas ao voltar às turnês, acompanhado pelo grupo The Band, Dylan retoma ao sucesso com o elogiado disco Before the Flood, de 1974; e na sequencia, produz Blood on Tracks e Desire de 1975 e 1976, respectivamente. No último, a canção hit foi Hurricane.

Um pouco mais tarde, em 1977, entrou em fase bastante controversa e conturbada, após separar-se da esposa com quem vivia desde 1965, Bob converteu-se ao cristianismo e compôs Slow Train Comming, Saved e Shot of Love, aproximando-se dos artistas cristãos.

Já os anos 1980 e 90 não foram períodos lá muito férteis musicalmente e a canção Jokerman foi a que se destacou na década de 80. Com Infidels de 1983, Dylan abandona a fé cristã e retorna às suas raízes judaicas, parecendo ter recuperado o vigor artístico. Bem recebido pela crítica, o álbum é considerado e melhor desde Desire. As apresentações ao vivo, em que volta a interpretar suas canções clássicas, marcam a reconciliação com seu público.

bob-dylan-6Em 1985 participa do famoso especial We are the World pela campanha contra a fome na África, em companhia de mais 40 artistas internacionais. Depois de longo período com criações sem muito destaque, é realizado em 1992 um show-tributo em grande estilo, com a participação de vários nomes do rock, country e do soul cantando suas músicas: entre outros estão Eric Clapton, Stevie Wonder, Willie Nelson, Lou Reed, George Harrison. E só em 1998 Dylan lança o álbum Time Out of Mind, considerado uma dos melhores trabalhos de sua carreira, com o que ganharia vários prêmios Grammy, uma verdadeira ressurreição artística.

Em 2001, qualidade da nova fase reconfirmada por Love and Theft.

bob-dylan-7Em 2004, a revista Rolling Stone o elegeu o 7º maior cantor de todos os tempos e o 2º melhor artista da música de todos os tempos, ficando atrás somente dos Beatles. Bob influenciou diretamente grandes artistas do rock americano e inglês dos anos de 1960 e 1970 e continua influenciando até hoje. Em 2012, foi condecorado com a Medalha Presidencial da Liberdade pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e agora, acaba de ganhar o Prêmio Nobel da Literatura em 2016 por ter criado novos modos de expressão poética no quadro da tradição da música americana. E, assim, Bob Dylan tornou-se o primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

E então, Bob Dylan não é mesmo alguém muito especial? Confira aqui o seu perfil vocacional completo ou aqui o miniperfil vocacional.

Biografias & Perfis

  • Mick Jagger

    Vocalista, compositor, letrista, pai de sete filhos e líder dos Rolling Stones, banda que possui mais de 200 milhões de discos vendidos em cinco décadas de carreira. Filho mais velho de um professor e de uma dona de casa, Jagger nasceu no dia 26 de julho de 1943 na pequena cidade de Dartford, no sudeste […]

    Leia mais
  • Michel Temer

    Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como […]

    Leia mais
  • Bob Dylan

    O primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

    Leia mais
  • Caio Castro

    Caio Castro, o protagonista de I love Paraisópolis, nunca pensou em ser ator. Confira na sua biografia.

  • Tom Jobim

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desse grande compositor brasileiro

  • Oscar Niemeyer e Lucio Costa

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desses grandes arquitetos brasileiros

  • David Bowie

    David Bowie, o mais ousado, versátil e eclético dos artistas pops, nasceu em 8 de janeiro de 1947 na Cidade de Brixton, Inglaterra e faleceu hoje, dia 10 de janeiro de 2016 depois de lutar quase dois anos contra um câncer, pra imensa tristeza de todos os seus fãs. Bowie começou a carreira como um cantor trovador folk, mas […]

  • Biografia dos Rolling Stones

    Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones? Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em […]

  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa ou Fernando Antonio Nogueira Pessoa foi um dos maiores poetas da língua portuguesa

  • Aécio Neves

    Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado

  • Justin Bieber

    JUSTIN BIEBER DE DREW OU APENAS JUSTIN BIEBER É UM SUPERJOVEM CANTOR E COMPOSITOR DE MÚSICA POP DOS MAIS BADALADOS DO MOMENTO.

  • Dilma Rousseff

    Dilma Vana Roussef é a atual Presidente da Republica Federativa do Brasil, reeleita por mais quatro anos em outubro passado.

  • Mark Zuckerberg

    Mark Elliot Zuckerberg, é um programador e empresario norteamericano, que ficou conhecido mundialmente por fundar o Facebook em 2004, com mais três colegas da Universidade de Harvard, onde estudava. Zuckerberg nasceu em White Plains, noCondado de Westchest, Nova York, filho de uma medica-psiquiatra e de um dentista, no dia 14 de maio de 1984. Desde menino sempre se […]

  • Marina Silva

    Veja perfil vocacional de Marina Silva, candidata à eleição presidencial pelo PSB, sucessora de Eduardo Campos.

  • John Lennon

    John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de […]

  • Ayrton Senna

    Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros

  • D. Pedro II

    D. Pedro II, Imperador do Brasil, um amante da ciência, da cultura e das artes No nascimento de D. Pedro II, tanto Portugal quanto as províncias do Norte e do Nordeste do país acabavam de reconhecer a independência do Brasil. Sua chegada foi aclamada e comemorada com fervor. Em 1831, ao abdicar do trono em […]

  • D. Pedro I

    D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil O primeiro imperador do Brasil é figura que desperta polêmica e ambiguidade. Foi príncipe, soldado, imperador e grande amante das artes. Viveu pouco e com grande intensidade: fundou o Império brasileiro, abdicou de dois tronos em favor de dois filhos, saiu vencedor no comando de várias batalhas, […]

  • Marylin Monroe

    A atriz, cantora e modelo mais amada da América

  • Vladimir Putin

    Vladimir Vladimirovich Putin é atualmente o primeiro-ministro da Rússia. Putin nasceu entre os trabalhadores de fábrica de Leningrado ( St. Petersburg) e foi criado em um apartamento dividido entre várias famílias. Seu pai, um capataz de fábrica, morreu em 1999 e sua mãe, meses depois. Formou-se em Direito pela Universidade de Leningrado, onde teve contato […]

  • Pelé

    O maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Barack Obama

    Obama ou Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos da América, o 44º eleito e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais cobiçado do mundo. Nasceu em Honolulu de pai queniano e mãe americana, onde foi criado, e depois mudou-se para o continente, tendo estudado Ciências Politicas em Columbia, NY, e […]

  • Dorival Caymmi

    Um dos maiores compositores da MPB