John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison.
A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de todos os tempos. Lennon foi casado com Cynthia Powell, com quem teve Julian, em 1996. No mesmo ano, conheceu a artista plástica Yoko Ono, com quem viveu até o atentado que tirou sua vida em 1980.
Em 1968, Lennon e Yoko produziram um álbum experimental, Unfinished Music No 1: Two Virgins, que causou controvérsia por apresentar o casal nu, de frente e de costas, na capa e na contracapa. Foi ali que John e Yoko iniciariam uma parceria artística e amorosa. Em 1969, o casal se uniu numa cerimônia privada no rochedo de Gibraltar e usou a repercussão de seu casamento para divulgar um evento pela paz, denominado “Bed in” ou ainda “John e Yoko na cama pela paz”, que marcou o início de uma jornada política do casal, que sempre lutou pela paz.
Ainda no final de 1969, Lennon comunicou aos seus parceiros de banda que estava deixando os Beatles e, paralelamente devolveu sua medalha de Membro do Império britânico à Rainha Isabel II, como forma de protesto contra o apoio do Reino Unido à guerra do Vietnã.
Em abril/ 1970, Paul McCartney anunciou oficialmente o fim dos Beatles, mas antes disso, John Lennon havia lançado dois álbuns experimentais, Life withlions e Wedding. No final do mesmo ano, lançou seu primeiro disco solo, John Lennon/Plastic Ono Band, com a participação de Ringo Star, Yoko Ono e Klaus Voorman.
Durante a década de 1970, John e Yoko envolveram-se em vários eventos políticos, sempre em nome de promover a paz, os direitos das mulheres e dos trabalhadores, exigindo o fim da Guerra do Vietnã. Seu envolvimento com líderes da extremaesquerda norteamericana, juntamente com Jerry Rubin, Abbie Hoffman e John Sinclair, além de seu apoio formal ao Partido dos Panteras Negras, deu início a uma perseguição ilegal do governo Nixon ao casal, pedindo a extradição de John Lennon dos EUA, processo que durou cerca de três anos, período em que Lennon ficou separado de Yoko Ono por 18 meses, entre 1973 e 1975.
Após reconciliar-se com Yoko, vencer o processo de imigração e conseguir o Green Card, Lennon decidiu afastar-se da música para dedicar-se à criação de seu filho Sean Taro Ono Lennon, nascido no mesmo dia de seu aniversário, em 1975. O casal voltou aos estúdios em 1980 para gravar um novo álbum, o Double Fantasy, lançado em novembro. Eu reinava naquele recomeço, em 8 de dezembro do mesmo ano, John foi assassinado em Nova York por Mark D. Chapman, quando retornava do estúdio de gravação junto com a mulher.
Entre as composições de sucesso de John Lennon (creditadas a Lennon/ McCartney) estão “Help”, Strawberry Fields Forevere” e All You Need is love”, “Revolution”, Lucy in the Sky with Diamonds”, “Come Together”, “Across the Universe”, Don’t Let me Down”. E, na carreira solo estão os sucessos; “Imagine”, “Instant Karmal”, “Starting Over” e “Watching the Wheels”.
Em 1988, entrou para a Calçada da Fama de Hollywood: em 2002, conquistou o oitavo lugar numa pesquisa realizada pela BBC entre os 100 mais importantes britânicos de todos os tempos; em 2008, foi considerado pela revista Rolling Stones e o 5º melhor cantor de todos os tempos e o 5º melhor guitarrista de todos os tempos.
(Editado da www.wikipedia.com.br)