Categories

A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Social media

socialmidiaDe todas as profissões citadas, talvez essa seja a mais recente. E o que faz um social media? Um social media é uma espécie de assessor de imprensa digital. Seu trabalho pode ser o de coordenar, produzir e gerenciar conteúdos para divulgação em redes sociais, o que parece, a princípio, fácil. Mas, normalmente esse profissional trabalha numa agencia de propaganda e comunicação ou na área de comunicação de uma grande empresa ou ainda, trabalha por conta própria. Ele deve saber escrever, saber expressar de forma sintética o que deseja divulgar e saber alinhar o conteúdo com o posicionamento de comunicação do cliente. O trabalho exige comprometimento, atenção e muita dedicação: produzir conteúdo é bem diferente de postar o que vem à cabeça em um perfil pessoal. É preciso pesquisar, alinhar o conteúdo, produzir o post e saber como pendurar na rede, tudo bem sintonizado com o timing, que é fundamental nessa profissão.

O dia a dia desse profissional inclui pesquisar blogs que sejam afins com o que se está divulgando, escrever textos, entrar em contato com o responsável, administrar o “boca a boca” virtual de empresas, acompanhar a concorrência, monitorar a marca em diversos canais, escrevo para diversos meios. Isso entre outras atividades que complementam o trabalho como leitura, entrevistas, pesquisa. É preciso que se tenha um perfil multidisciplinar e que se goste de atividades que variam ao longo do dia.

Esse profissional deve estudar Jornalismo, Publicidade, Marketing ou Comunicação, que são as áreas mais afins para trabalhar com essa função. O jornalismo para desenvolver bem a escrita; a Publicidade e o Marketing porque trazem noção de mercado, concorrência e posicionamento das marcas, além de ensinar a elaborar estratégias e fazer planejamento; e a Comunicação porque fala do aspecto mais social e genérico da comunicação de massa e seus efeitos.

O mercado de trabalho para esse tipo de profissão só tem se ampliado porque além de novo, não está fundamentado e não tem formação específica. É fruto de iniciativa e muita prática de alguns que foram os pioneiros. Pode-se trabalhar numa agência de marketing digital, de publicidade ou até mesmo dentro do setor de marketing de uma empresa. Hoje em dia ninguém mais quer ficar de fora das redes sociais. Por isso, é preciso estar antenado no que acontece no mundo virtual, explorar as novas redes sociais e as possibilidades que oferecem, ler blogs que apontem tendências e pesquisar muito. A curiosidade é ótima quando é bem usada.

Ser social media significa estar em constante aprendizado, saber trabalhar sob um pouquinho de pressão, gostar de vida agitada e daquilo que se faz: amor ao trabalho é a alma do negócio. Aliás, fundamental em qualquer profissão. Se você adora redes sociais, vai adorar ser social media porque vai trabalhar com elas o tempo todo.