Categories

A sample text widget

Etiam pulvinar consectetur dolor sed malesuada. Ut convallis euismod dolor nec pretium. Nunc ut tristique massa.

Nam sodales mi vitae dolor ullamcorper et vulputate enim accumsan. Morbi orci magna, tincidunt vitae molestie nec, molestie at mi. Nulla nulla lorem, suscipit in posuere in, interdum non magna.

Dúvidas Frequentes

São muitas as perguntas que um jovem como você se vê obrigado a responder:

– O que eu realmente gosto de fazer?
– Em qual profissão vou me dar bem?
– Como será o meu dia-a-dia de trabalho nesta ou naquela profissão?
– Devo escolher o que mais gosto ou o que vai me dar mais dinheiro?
– Devo ouvir os conselhos dos meus pais?
– E se eu errar na escolha?
– O que eu realmente quero da minha vida?

Por onde começar?

Comece tentando responder “Qual é o seu maior objetivo profissional?”

Nem todas as pessoas têm a mesma mobilização para a questão profissional. Há os que trabalham porque amam aquilo que fazem e desde cedo sabiam o que queriam; há os que trabalham visando resultado concreto, material, sucesso ou reconheci-mento; há os que trabalham apenas porque precisam ou porque ainda não  descobriram sua real vocação; há os que têm diversos talentos e podem fazer várias coisas com relativa facilidade; e há aqueles que não querem nem saber de trabalhar. A qual destes grupos você pertence?

Vá mais fundo na investigação:

– Você deseja que uma profissão lhe traga recompensa material, poder ou satisfação pessoal?
– Você deseja trabalhar por realização ou para obter prestígio?
– Ou será que o que você realmente busca é reconhecimento?
– Você é talhado para trabalhar por conta própria ou prefere fazer parceria com alguém?
– Você se dispõe a receber ordens ou não se submeteria à orientação de alguém?
– Você é bem criativo, do tipo que é capaz de gerar seu próprio trabalho? Ou prefere desenvolver o que já foi criado?
– Você precisa que o trabalho lhe dê segurança ou deseja simplesmente ocupar seu dia-a-dia?
– Você acredita que o trabalho deve ter uma dimensão social, preencher seus ideais e ser politicamente correto? Ou para você tanto faz?

Como vê, todas as suas dúvidas e angústias são absolutamente normais. E todas as suas perguntas têm respostas: elas estão dentro de você. E se você não conseguir respondê-las agora, aos poucos responderá.

Saiba que todas as escolhas que você fizer na vida lhe serão úteis de alguma forma. Além disso, você tem todo direito de errar. Se não acertar na primeira, de qualquer modo estará acumulando conhecimento e experiência, que serão úteis quando finalmente chegar a um porto seguro, puder atracar seu navio, jogar sua âncora e construir ali a sua existência.

Tudo o que você tem é tempo. Lembre-se sempre disso. Mesmo que o mundo tente provar o contrário. Por isso, não se afobe. Investigue, pergunte, informe-se ao máximo sobre si mesmo e sobre o assunto. Levante suas dúvidas e tente responder a todas elas. Vá fundo, pesquise, visite os locais que oferecem os cursos que deseja, tente conhecer alguém que trabalhe naquilo, veja como é seu dia-a-dia de trabalho, quanto ganha, se é feliz.

É para isso que esse site se destina. Nosso objetivo é ajudá-lo a se conhecer melhor e a responder suas perguntas para realizar sua escolha com alegria e segurança. Comece agora mesmo. Clique aqui e faça o seu perfil vocacional.