Flavia Mitri

Flavia Mitri, formada em Direito dentro e fora do Brasil, integrante da equipe de incorporação multinacional, corredora nas horas vagas.


Voc: Olá, Flavia, é um prazer e uma honra tê-la conosco aqui no site Vocacional.

FM: Pra mim também é.

Voc: Pra começar Flavia, conte pra nós o que é que você faz hoje e como.

FM: Sou advogada da Intel BR – empresa multinacional de tecnologia -, com exceção de temas ligados às áreas trabalhista e fiscal que, dentro da Intel, ficam sob o RH e finanças, respectivamente. A maior parte do meu trabalho envolve contratos de diversas naturezas, análise jurídica de materiais e estratégias de marketing, direito concorrencial e licitações públicas, tanto no BR, qto nos demais países em que a Intel atua na America Latina.

Voc: E você sempre trabalhou em empresas ou chegou nessa área com o tempo e a experiência?

FM: Desde que me formei sempre fui advogada de empresas, com exceção de um curto período em que trabalhei como consultora da Organização Mundial de Propriedade Intelectual, órgão associado à ONU, nos Estados Unidos. Mas, de forma geral, minha formação sempre me levou a trabalhar em empresas dinâmicas e que se reinventam a cada novo negócio lançado. A oportunidade na Intel foi a mais séria de toda minha carreira, não só pelo grau de responsalidade e senioridade, como também por ter foco em outros países, além de apenas o Brasil.

Voc: E qual é a sua formação universitária?

FM: Direito.

Voc: E quando você era mais jovem e estava em fase de decisão de curso, faculdade ou carreira, teve dúvida por outro caminho? Se teve, qual foi e o que a fez decidir pelo Direito?

FM: Tive duvidas entre Direito e Jornalismo e me decidi pelo Direito pela maior probabilidade de retorno financeiro na profissão.

Voc: E você pode nos contar um pouco sobre a sua universidade, seu curso especificamente e sobre a qualidade de sua formação?

FM: Minha graduação foi na PUC-Rio, que é uma das melhores do Rio de Janeiro. Meu mestrado foi na Universidade de Nova York (NYU), em Trade Regulation. Não há comparação entre a superioridade de ensino da NYU – ou de qualquer boa universidade americana – quando confrontada com as faculdades de Direito nacionais.

Voc: Flávia, por favor, conte pra gente como foram seus primeiros anos de atividade na área do Direito? Em quais profissionais ou modelos você se inspirava?

FM: Meus primeiros anos eu passei trabalhando em start-ups de internet, já que me formei exatamente no periodo da bolha da internet. Foi um período de muito aprendizado, extremamente dinâmico e recompensador. Não tive grandes modelos profissionais para me inspirar, sempre me conduzi por aquilo que eu mesma achava que seria o certo.

Voc: Você pode dizer que teve um grande desafio, caso, momento, experiência ou fase que tenha sido muito marcante na sua carreira?

FM: As escolhas de trabalho que envolveram mudanças geográficas sempre foram muito marcantes pra mim. Entre 2002 e 2006 eu morei no Rio, Brasília, NY e São Paulo.

Voc: Conte pros nossos internautas como é o seu cotidiano? Você trabalha só, tem uma equipe, faz parte de uma equipe?

FM: Faço parte da equipe do jurídico da Intel que cuida das Américas, sendo responsável pela América Latina. Meus peers sao americanos, canadenses e mexicanos.

Voc: Tem alguma outra área do Direito em que gostaria de atuar ou de ter atuado? Ou até mesmo alguma outra atividade na qual atua ou gostaria de atuar?

FM: Não. A Intel me permite a liberdade de focar em varias áreas e ter exposição a tantos temas e países diferentes que é impossível ficar entendiado ou buscar outra coisa.

Voc: Como é o seu lazer?

FM: Corro muito. A corrida é minha principal válvula de escape.

Voc: Quais são seus projetos futuros?

FM: Ter mais exposição a outros territórios que ainda não cuido e expandir minha atuação de acordo com a expansão dos negócios da empresa para países em que hoje não tenho oportunidade de cuidar.

Voc: Você tem alguma dica ou conselho que vc possa dar pra alguém que está escolhendo, estudando ou ingressando nessa área, ou tudo isso junto?

FM: Entenda bem o mercado e quais sao as áreas que quer atuar. O Direito permite uma pluralidade enorme de áreas, o que possibilita muitas carreiras distintas numa mesma profissão.

Voc: Muito obrigada, Flavia, por seu tempo e simpatia.

Entrevistas