Saturno, a grande vedete vocacional

SATURNO, a grande vedete vocacional, acaba de mudar de signo e entrar em Capricórnio, signo que rege e onde fica bem confortável. Ele deve permanecer naquele signo desde dezembro de 2017 até março de 2020.

Saturno é o último planeta do sistema solar visível a olho nu. Justo por isso significa o limite da realidade. Sua presença no mapa evidencia aonde enfrentaremos limites, desafios e obstáculos inerentes ao nosso crescimento pessoal e profissional e, aonde desde cedo, aprendemos a lidar com as responsabilidades e as consequências de nossas ações.

Sua posição no mapa astral de nascimento é fundamental para a questão vocacional, pois Saturno é o regente natural do Meio-do-céu (MC), o ponto de culminância pessoal, social e profissional que almejamos atingir na sociedade e no mundo. Saturno está sempre ligado e voltado para o MC, preocupado com o futuro, com o momento em que não puder mais trabalhar e tiver que desfrutar do que construiu.

A casa do mapa astral onde ele se encontra é determinante para sua escolha profissional pois revela em quais assuntos da vida você teme insucessos, sente um incômodo senso de dever, receia o novo, não experimenta, não permite que seus impulsos criativos reinem livres.

Saturno nos controla e nos força a desenvolver qualidades ou características que, se não fosse pela pressão que ele exerce, não enfrentaríamos. Ao contrário, com receio do desconhecido, acionamos a autocrítica e aniquilamos qualquer tentativa de inovação, com medo do julgamento e da crítica alheia.

Mas Saturno diz “do jeito que se semeia, se colhe”. E, se na área que se tem Saturno, você for saturnino ou seja, se debruçar sobre ela com atenção, enfrentar seus medos, imprimir tempo e dedicação, perseguindo o desenvolvimento com disciplina, método, paciência, perseverança e persistência e ouvindo o que ele tem a ensinar, você será recompensado: cedo ou tarde seu senso de inadequação se transformará em integração, solidez, valor próprio.

Como “deus do tempo”, Saturno garante que com o passar dos anos, você é quem vai controlar os assuntos daquela área e se tornar um perito, um especialista, uma autoridade no que faz, amplamente reconhecido por seu trabalho e esforço.

Encarando o desafio de Saturno, você estará se estruturando e colherá realização profissional, estabilidade, sucesso, prestígio, status e poder como meios de sentir-se seguro e reconhecido, que é o que nós mais queremos na casa onde Saturno mora.

Nesta área, suas escolhas devem passar por profissões em que possa expressar habilidades saturninas como planejamento, empreendimento, administração e finanças ou para áreas que envolvam o detalhe e a precisão, a pesquisa e as ciências, a perícia e a técnica, o aprimoramento e o aperfeiçoamento, como desenvolvimento de produtos, pesquisas acadêmicas, científicas ou de mercado; ou ainda planejamento de produtos e serviços.

Nessa área, você pode trabalhar sozinho ou em equipe, mas precisa exercer autoridade ou ocupar cargo de comando, chefia, proeminência, status ou posição social. Saturno sabe escolher os melhores componentes para uma equipe e liderá-la com autoridade e eficiência.

Saturno acaba de entrar em Capricórnio, onde vai exercer suas funções com maior firmeza. Saturno preza a estrutura, a estabilidade, a economia, a eficiência, a redução de desperdício e sugere que haja planejamento e previsão com antecedência suficiente para que se mantenha tudo sob controle. Saturno despreza a desorganização, a imprevisibilidade, o desmando e o desgoverno e prega a disciplina, a responsabilidade, a ordem e a competência como atitudes-chaves para que a realidade seja dominada.

Saturno em Capricórnio favorece áreas como administração, gestão, auditoria, finanças e controles, visando aumento da produtividade e crescimento efetivo. Signo e planeta ainda se afinam com a tradição, a experiência e o conservadorismo, o deve fortalecer o status quo, as regras e leis vigentes. E elege o público da terceira idade como favorito, garantindo-lhe mais espaço e protagonismo. As áreas de prevenção e segurança também devem crescer e se desenvolver nos próximos anos.

Faça aqui o seu perfil vocacional completo e descubra aonde Saturno mora em seu mapa astral de nascimento, o que vai ajuda-lo muito a fazer suas escolhas profissionais com mais assertividade.