OS PERFIS DOS PRESIDENCIÁVEIS DE 2018

Vocacional fez o mapa astral dos cinco presidenciáveis com mais chances de chegar à Presidência da República do Brasil em 2018. Na corrida presidencial estão Jair Bolsonaro em primeiro lugar, seguido de Fernando Haddad, Ciro Gomes, Marina Silva e Geraldo Alckmin.
Jair Messias Bolsonaro é um ariano, nascido em 21 de março de 1955, às 14h45 em Campinas/SP. Nativo do 1º grau do zodíaco, Bolsonaro tem o Sol no 1º grau de Áries e do zodíaco, considerado um graúdo inicio da jornada do herói (na mitologia, o Sol é o herói que mora dentro de cada um de nós), que no seu caso, se encontra em boa relação com o ascendente em Câncer, onde pairam Júpiter e Urano em conjunção. Esse complexo solar lhe confere pressa, impulsividade, forte autoestima e autoconfiança, além de consideráveis ambição e sorte na caminhada. A Lua se encontra no final de Aquário, em conjunção com Mercúrio, já no inicio de Peixes, e em boa relação com Netuno, o benéfico regente de Peixes; a Lua ainda forma uma oposição a Plutão, o que confere novamente o desejo de ambição e alguns confrontos. Esse complexo lunar lhe confere uma infância benéfica, mas pode ser responsável por alguns de seus depoimentos e manifestações por vezes fora de contexto. O ponto mais crítico do mapa é uma tensão que envolve Marte, o planeta que culmina no Meio do Céu, em oposição ao Saturno, o que lhe talhou para o serviço e o espírito militar; tal oposição se encontra em tensão com Vênus, todos os três em signos fixos, o que confere tendência a conflitos de relacionamentos, posicionamentos rígidos, inflexibilidade e certa dose de agressividade. Com o ascendente em Câncer, seu aprendizado é desenvolver os sentimentos e dar valor às relações humanas e aos vínculos afetivos. O regente do ascendente é a Lua, que se encontra em local um pouco tímido em seu mapa e o regente do Meio do Céu, ponto do destino e da vitória é Vênus, que habita a tensão entre Marte e Saturno, conferindo-lhe certos percalços pelo caminho.
 Ciro Ferreira Gomes é um escorpiano, nascido em 6 de novembro de 1957, às 9h00 em Pindamonhangaba/SP. O Sol do candidato se encontra em meio a stelium formado por Sol, Mercúrio e Nodo Lunar Norte no signo de Escorpião, sendo esse ultimo colado ao Sol, o que confere ao candidato ser senhor do seu próprio destino. Tal stelium se localiza na casa XI, da política e se une ao ascendente em Capricórnio, o que já lhe deu diversas colocações em cadeiras na Câmara dos Deputados. Ao lado figura outro stelium formado por Netuno ainda em Escorpião unido ao Marte e Júpiter em Libra na casa X, o que lhe confere a escolha pelo Direito e o talha para a política em cargos executivos. Tal stelium ainda se liga a Vênus na casa XII de um lado e a Plutão na casa IX de outro, o que a estrela voltada para assuntos jurídicos e públicos, além de conferir sorte e a busca pelo poder. Toda essa presença em casas IX, X e XI confere a Ciro Gomes um gosto pelo conhecimento, uma formação qualificada e uma ampla visão de mundo, que justificam sua escolha pelo Direito e especialização em Economia Política,que lhe deu ferramentas para o exercício de professor universitário, de cargos legislativos e executivos e de autoria de diversos livros nas áreas de Economia Política. A Lua em Touro forma um triangulo equilátero com Vênus e Plutão nos outros signos de terra, o que confirma a descendência de família de políticos e juristas, bem como a sorte em ter tido prosperidade na família de origem. A conjugação de Escorpião com Capricórnio lhe confere força, ambição e liderança, além de determinação, tenacidade e responsabilidade. O regente do ascendente é Saturno, que repousa na casa XII, a casa mais pública do mapa, o que explica sua busca pela defesa e inclusão dos menos favorecidos e os regentes do Meio do Céu são Marte e Plutão, planetas mui bem posicionados em seu mapa astral.
 Marina Silva é aquariana, nascida em Rio Branco/AC no dia 8 de fevereiro de 1958, por volta das 6:00 da manhã e não temos certeza de seu horário. Pelo horário, Marina tem o Sol e o ascendente em Aquário, o que por si só já a talha não só para o sucesso pessoal como também para a política. O Sol faz parte de um stelium que adentra a casa XII, formado por Quiron, o curador ferido, Mercúrio e Vênus que preconizam sua infância pobre e difícil, assim como dirigem o seu olhar aos menos favorecidos e sofridos, seja pela falta de condições dignas de sobrevivência, de estudo, de educação, de oportunidades e tantas outras. A Lua em Libra se une harmoniosamente ao Sol, o que lhe confere uma natureza tranquila e fazem dela uma pessoa que prima pela busca de conhecimento, de aprendizado, de justiça e do que a vida tem de melhor. Marina foi analfabeta até 16 anos, mas depois de ter iniciado seus estudos no Mobral, fez Universidade de História e especialização em Teoria Psicanalítica e Psicopedagogia, o que fazem dele uma vencedora, como já anunciava o Sol. A presença de um lindo stelium formado por Júpiter/Netuno e Nodo Lunar Norte figura na casa IX em Escorpião, o que lhe confere o amor pela natureza e a defesa do meio-ambiente, pelo que já muito premiada. Os regentes do ascendente são Saturno e Urano que se encontram em ligação que pode trazer alguma timidez ou insegurança e o regentes do Meio do Céu, ao contrário, se unem em relação mui, corajosa e vitoriosa em seu mapa astral.
 Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho também é escorpiano, nascido em 7 de novembro de 1952, também na cidade de Pindamonhangaba/SP, às 00h53. O Sol em escorpião habita a casa III do conhecimento, do estudo e da comunicação, que apesar da posição, forma uma tensão com o ascendente em Leão, o que confere ao candidato certa insegurança e timidez. O mesmo Sol forma ótima relação com a Lua em Câncer, o que lhe trouxe uma infância aconchegante e a escolha pela medicina. Acompanhada por Urano, que tem amor pela democracia e a política, a Lua e seu par conferem ao candidato a vontade política e a opção pela carreira pública. Em oposição a ela, encontra-se Marte em Capricórnio em tensão com os grandes Saturno e Netuno, o que traz ao candidato liderança, mas também muitos desafios e percalços pelo caminho, além de muito poder de decisão e determinação em correr atrás dos seus desejos, além de amor ao trabalho e muita tenacidade. Pra contrabalançar os desafios, Plutão repousa no ascendente em boa relação com Vênus, que confere carisma ao candidato e facilita um pouco o mesmo caminho. Alckmin possui um Júpiter, o planeta da sorte e da justiça, mui bem posicionado no alto do mapa, o que deve ter lhe favorecido em várias ocasiões. O regente do ascendente é o próprio Sol e o regente do Meio do Céu é Mercúrio, que se encontra em oposição ao próprio MC, o que reforça a condição do candidato de ser um tanto tímido e não gostar muito de se expor, trabalhando muito bem nos bastidores.
 Fernando Haddad é aquariano, nascido no dia 25 de janeiro de 1963, às 00h02 em São Paulo/SP. O Sol do candidato habita a casa IV do mapa, juntamente com Saturno, o velho sábio, o que nos remete à importância da figura do avô paterno para o candidato, que apesar de não tê-lo conhecido, o tem em alta conta. Saturno ainda forma tensão com o ascendente em Escorpião, onde figura a presença de Netuno, o planeta que além de emprestar charme e sensibilidade ao Haddad, alimenta sua paixão pelo povo e pelo ser humano, além de ampliar sua capacidade de sintonizar com o mundo à sua volta. A tensão entre os planetas Saturno e Netuno faz com que seja movido a idealismos e sonhos, mas que os persiga com determinação e tenacidade, enfrentando percalços em vários trechos do caminho. A presença de Saturno no signo de Aquário e regente da casa III, do conhecimento, demonstra o amor aos estudos e a grandes temas da historia da humanidade. O mesmo Netuno do ascendente forma feliz aspecto com Júpiter, o benéfico, o que lhe confere generosidade e amor à espiritualidade. A Lua em Capricórnio também habita a fronteira entre as casas III e IV, o que reforça a importância do conhecimento e da família. Uma boa relação entre os planetas Marte e Vênus em signos de fogo confere um espírito de luta, de força para encarar desafios, de liderança natural, competitividade e tendência à ser vitorioso. Marte na casa X lhe dá destaque, determinação e capacidade de lutar pelo que deseja com muito fervor. A presença de Vênus na casa II e de Plutão, regente do ascendente e Urano, o planeta da política, na casa XI conferem o interesse pela economia, além de ter influenciado na tenra escolha pela própria política. O regente do Meio do céu é o próprio Sol, que escondido na casa IV deve gostar de ficar no aconchego do lar e não gostar muito de se expor, o que é uma contradição, como tantas outras do seu mapa natal.

TENDÊNCIAS: Para analisar as tendências astrológicas dos presidenciáveis para as eleições, Vocacional utiliza duas técnicas diferentes de previsão: trânsitos e progressões. Por trânsito, quatro dos candidatos apresentam posições natais importantes em Escorpião, a saber Ciro Gomes, Marina Silva, Geraldo Alckmin e Fernando Haddad, que atualmente recebe a visita de Júpiter, o planeta da sorte, das chances e oportunidades, da prosperidade e da vitória. No entanto, no conjunto dos trânsitos, o candidato Ciro Gomes é quem apresenta maior número de pontos positivos nos dois turnos das eleições. Já nas progressões, apenas o candidato Fernando Haddad apresenta um ponto importante de vitória que é o regente do Meio do Céu no primeiro grau de Áries, o grau do herói. Mas só o tempo confirmará tais tendências e dirá quem será o vencedor. Ou vencedora. Vocacional convida você a ler os perfis vocacionais dos candidatos. Siga os links:
Clique aqui para o Perfil do candidato Jair Bolsonaro
Clique aqui para o Perfil do candidato Ciro Gomes
Clique aqui para o Perfil da candidata Marina Silva
Clique aqui para o Perfil do candidato Geraldo Alckmin
Clique aqui para o Perfil do candidato Fernando Haddad