O que é o Fórum do Amanhã?

 

logotipo do ForumO Fórum do Amanhã  é um movimento inaugurado em novembro de 2016 na cidade de Tiradentes, que reuniu inteligências, lideranças e cidadãos dispostos a pensar o Brasil de amanhã, um país digno de ser sonhado. Entre outras propostas, o Fórum do Amanhã deu visibilidade a ideias e projetos pioneiros em andamento, que já apontam para o futuro e procurou criar canais de comunicação entre uns e outros. Espaço do Amanha 1O evento foi montado em dois espaços distintos que mantiveram atividades paralelas. Um abrigou as palestras e reflexões de pensadores e especialistas que visavam debater sobre o futuro de temas de grande interesse para o nosso país como educação, vida nas cidades, trabalho, economia, energia, tecnologia e governança. Já o Espaço do Futuro abrigou a apresentação e exposição de startups e projetos inovadores que já estão em andamento e procurou estimular o encontro entre os criadores de produtos e serviços “fora da caixa” com empresas e lideranças que buscam novas soluções, visando criar parcerias que beneficiem ambas as partes.

O Fórum do Amanhã defende algumas questões que são norteadoras dos seus propósitos, que se inspiram nas obras de autores como Eduardo Gianetti e Domenico De Masi, ambos sociólogos. Veja no box:

– qual é o sonho brasileiro?

– qual é o Brasil ideal que pulsa e vibra no coração do Brasil real?

– quais são os elos que nos ligam ao mundo e que nos definem como nação, a partir de um olhar utópico, tendo em vista o futuro?

– qual constelação de valores deveria nos reunir em torno de um projeto de realização genuíno e brasileiro que nos inserisse de vez no mundo global?

equipe Fórum do Amanhã

da esq pra dir.: Zeca Bueno, Ciça bueno, Cristina Nascimento, Domenico De Masi, Flavia Guimarães, Susi Del Santo

O Fórum do Amanhã vislumbra desenhar uma visão de futuro para o Brasil, trazendo ao debate pessoas e experiências que já estão mudando o país em várias áreas. O tema de 2016 foi a Superação e naquela edição o Fórum buscou pensar quais caminhos devem ser sonhados e traçados para que o Brasil supere suas deficiências e se alinhe com valores e tendências do século XXI tais como sustentabilidade, compartilhamento, transparência, diversidade, inteligência coletiva e sistêmica e equidade de gêneros.

tiradentesA cidade de Tiradentes foi escolhida como sede oficial do movimento não só pelo seu significado histórico, mas também por possuir um trabalho inovador com as escolas municipais, suas famílias, bairros e comunidades. A cada ano, o Fórum deverá propor ações nas áreas social,  de educação, saúde, meio-ambiente e etc, envolvendo a cidade de Tiradentes como laboratório de soluções inovadoras, que poderão ser replicadas em maior escala em outros locais.  A primeira ação, inaugurada nesse evento  foi a Tiradentes Lixo Zero , envolvendo as escolas municipais, os empresários e voluntários num trabalho de conscientização sobre o grave problema do excesso de lixo sólido para as cidades.

participantes

da esq. pra dir. Paula Bellizia, Philip Yang, Anna Penido, Hélio Mattar, Domenico De Masi, Ilona Szabó

Entre os pensadores, inovadores, experimentadores e líderes presentes aos debates e exposições tivemos nomes como Domenico De Mais, Eduardo Gianetti, Cristina Nascimento, Ilona  Szabó, Ricardo Abramovay, Max Nolan, Philip Yang,  Roberto Gambini,  Ralph Justino, Hélio Mattar,  Anelise Pacheco, Paula Bellizia, Marcelo de Farias, Marcelo Cardoso, Gilberto Dimenstein, Anna Penido, Antonio Risério, Luis Antonio Silveira, Edson Kayapó, Paulo Emediato, Newton Cannito, Drica Guzzi, Rachel Biderman, Rosiska Darcy de Oliveira, Priscilla Cruz, Jayme Garfinkel, Mariano Câmara Santos, Miriam Pederneiras e tantos outros.

participantes do Forum do Amanhã

Equipe mentora e organizadora do Fórum do Amanhã

O Fórum do Amanhã pretende continuar perseguindo seus sonhos e está preparando a edição 2017

Tiradentes vai abrigar a 2ª edição do evento em novembro de 2017, cujo tema é a Expertise e o FDA 2017 pretende apresentar modelos e experiências pessoais, profissionais, artísticas e empresariais que merecem destaque e discutir como fazer para replicá-las em maior escala. Algumas mesas de apresentação já estão definidas. Seguem alguns temas que serão discutidos:

Inovações empresariais, Políticas públicas para as drogas, O vazio do poder político, Nossas origens africanas, As cidades e espaços urbanos, Bolhas sociais, entre outros, além de atividades culturais, lançamentos de livros, shows de musica, concertos, sessões de cinema e etc.

Confira em www.forumdoamanha.com e curta em www.facebook.com/forumdoamanha

E não deixe de espalhar essa noticia!

Clique aqui para conhecer o Perfil Vocacional Completo do Fórum do Amanhã