O que é o Fórum do Amanhã?

 

logotipo do Forum

O Fórum do Amanhã será realizado pela terceira vez entre os dias 22 e 25 de novembro próximos, na cidade histórica de Tiradentes, inspiradora de utopias, insights e encontros significativos. O tema do III Fórum do Amanhã será as Riquezas Brasileiras e como podemos Reconhecer, Gerar e Distribuir tais riquezas.

O Brasil precisa de um novo projeto de país que integre diferentes vertentes de pensamento e que nos faça superar o estado de perplexidade e fragmentação em que nos encontramos.  O ideário desta “nova via” deverá vir da sociedade civil, em movimentos democráticos, vivos, criativos e propositivos.

É esse o espírito que irá nortear o III Fórum do Amanhã.
Para ressaltar o caráter de um projeto feito a muitas vozes, os debates terão como ponto de partida a Carta do Amanhã, documento-síntese que refletiu a diversidade das contribuições dos dois primeiros fóruns, vindas de intelectuais, artistas, empresários, lideranças dos movimentos sociais, de afro descendentes, indígenas, da nova política, empreendedores sociais – todos com o único denominador comum de se propor a pensar generosamente o futuro do Brasil.
Neste ano o fórum colocará a um núcleo heterogêneos de convidados-debatedores, questões gerais que serão abordadas de forma transdisciplinar, buscando-se  uma integração de idéias, sentimentos e insights que só um grupo plural consegue realizar.
As questões colocadas serão debatidas pelo núcleo de convidados e pela platéia, sendo finalmente realizada uma síntese das discussões no ultimo dia. É desejo do Fórum do Amanhã que, a partir do desenho final deste encontro, a visão de Brasil, expressa em nova Carta, seja permanentemente reescrita a muitas mãos, servindo de referencial para o futuro Fórum do Amanhã. (colocar aqui as fotos de Helio Mattar, Ilona Szabo, Roberto Gambini, um ao lado do outro)

Helio Mattar

Roberto Gambini

Entre os convidados estarão Ana de Oliveira, Cassia Moraes, Eduardo Muylaert, Eduardo Rombauer, Hélio Mattar, Ilona Szabo, Jayme Garfinkel, Jorge Caldeira, Jose Pedro de Oliveira Costa, Marcos Vinicius Botelho da Silva, Mauricio Curi, Newton Cannito, Olivio Tavares de Araujo, Rejane Dias, Ricardo Carvalho, Roberto Gambini, entre outros.

 

 

O que é o Fórum do Amanhã?

Domenico De masi

O FDA  é um movimento inaugurado em novembro de 2016 na cidade de Tiradentes, que reuniu inteligências, lideranças e cidadãos dispostos a pensar o Brasil de amanhã, um país digno de ser sonhado. Entre outras propostas, o Fórum do Amanhã deu visibilidade a ideias e projetos pioneiros em andamento, que já apontam caminhos para o futuro e procurou criar canais de comunicação entre uns e outros.

A edição de 2016  levantou os principais problemas do nosso país e publicou a 1a Carta do Amanhã, documento que sintetizou  as ideias daquele encontro. Estavam presentes alguns pensadores brasileiros e estrangeiros tais como Eduardo Gianetti e Domenico De Masi, que são os inspiradores do Fórum do Amanhã, justamente porque defendem a ideia de sonhar um futuro melhor para o nosso país.

Carlo Petrini

A edição de 2017 abordou as virtudes que encontramos entre nós e que já se traduzem em projetos sociais, iniciativas empreendedoras, empresas, publicações e tantas outras mais, fruto da inciativa dos que sonham com um Brasil melhor, mais humano, mais moderno, mais justo. A ideia era discutir maneiras de ampliar tais iniciativas, de incluí-las, adotá-las e incorporá-las a novas políticas públicas. Estiveram presentes nomes como Carlo Petrini ( presidente mundial do Slow Food – confira aqui no site), Anna Livia Arida, Bruno Capão, Eduardo Rombauer, Fernanda Silveira Bueno, Helio Mattar, Jayme Garfinkel, Jose Eduardo Beltrame, Jorge Forbes, Julio Medaglia, Lama Padma Samten, Lourdes Solla, Newton Cannito, Max Nolan, Rosiska Darcy de Oliveira e tantos outros, assim como seus inspiradores Eduardo Gianetti e Domenico De Masi.

Eduardo Gianetti

O Fórum do Amanhã 2017 discutiu temas como Inovações empresariais, Políticas públicas para as drogas, O vazio do poder político,  os problemas da segurança pública, das Bolhas sociais, entre tantos outros. O evento sempre se apresenta em vários locais, todos no centro de Tiradentes e, neste ano será montado um circo no coração da cidade, onde ocorrerão as rodas de discussão. Outras atividades didáticas e culturais serão O FDA sempre apresenta atividades paralelas, como exposições, shows, teatro, cinema, noite de autógrafos e lançamentos. Além de muitas trocas e do clima de solidariedade que reina, a cidade histórica de Tiradentes é encantadora. Portanto, moçada, o evento é IMPERDÍVEL! 

participantes do Forum do Amanhã

Equipe mentora e organizadora do Fórum do Amanhã

 

 

 

 

 

 

 

Confira a programação, PARTICIPE E INSCREVA-SE no www.forumdoamanhã.com

Curta nossa página no forumdoamanhã/facebook, no twitter e no Instagram.

E ESPALHE ESSA NOTICIA!

Clique aqui para conhecer o Perfil Vocacional Completo do Fórum do Amanhã