Michel Temer

Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como presidente até o final do mandato em 31 de dezembro de 2017.

Michel Temer 1
Temer é graduado em Direito pela Faculdade São Francisco (USP), onde se formou em 1963, com doutorado pela PUC/SP. Ao tornar-se professor na PUC, conheceu o ex-governador de SP, Franco Montoro e pela sua mão adentrou a política. Em 1981 entrou para o PMDB e em 1983 assumiu a Procuradoria-Geral do Estado de São Paulo na gestão Montoro, vindo a migrar ainda no mesmo governo para Secretaria de Segurança. Ali, Temer criou a Delegacia da Mulher e do Combate ao Preconceito racial.

Michel Temer 2
Mais tarde, nos anos 1990, Temer viria a ocupar os mesmos cargos novamente, desta vez no governo Quércia e depois no de Luiz Antonio Fleury Filho. Em 1986 foi eleito deputado federal, mas atingiu apenas a suplência. No entanto, em 1988 participou da elaboração da última Constituição brasileira, tendo assumido o cargo de deputado ao longo da Assembleia Constituinte.

Michel Temer jovem 1
Por três vezes já ocupou a Presidência da Câmara dos deputados. Em 1995, foi escolhido líder do PMDB na Câmara e, com o apoio do governo de Fernando Henrique Cardoso, foi eleito duas vezes seguidas como Presidente da casa. Muito provavelmente, foi  sua capacidade de articulação política que o levou a ser reeleito no cargo, bem como a se tornar Presidente Nacional do seu partido em 2001, onde permaneceu até recentemente, quando precisou abdicar da posição para assumir a Presidência da República. Foi também como articulador político que Temer conseguiu tornar o PMDB um dos partidos da base governista no segundo mandato do governo Lula e, em 2009, com o apoio do governo, ser eleito pela 3ª vez como Presidente da Câmara.
Temer e Lula

Na eleição presidencial de 2010, apesar de não ser o nome preferido dos governistas, conseguiu ser escolhido como candidato à vice-presidência na chapa de Dilma Roussef, em que juntos saíram vitoriosos, sendo empossados em janeiro de 2011. Na eleição presidencial de 2014, a dose foi repetida e ambos foram empossados em janeiro de 2015. No primeiro mandato da presidente foi considerado inexpressivo e no segundo passou a comandar a articulação política. Após alguns desentendimentos, foi pessoalmente o articulador do afastamento da presidente Dilma, vindo a assumir suas atribuições presidenciais em 12 de maio de 2016.
Temer e Dilma 3

Vida Pessoal
Michel Temer 3

Michel Temer é filho de imigrantes libaneses, católicos maronitas, que em 1925 mudaram-se pro Brasil, fugidos da Primeira Guerra Mundial. O casal se instalou no interior de São Paulo, em Tietê, onde Temer nasceu em 23 de setembro de 1940, caçula de oito filhos. O pai comprou uma fazendinha e desenvolveu o beneficiamento de arroz e café, o que rapidamente possibilitou o enriquecimento da família. Em menino, Temer sonhava em ser pianista, mas não teve acesso à aulas na sua cidade. Depois, já adolescente desejava ser escritor e acabou vindo pra São Paulo pra cursar o clássico, optando a seguir pelo Direito. Uma vez na faculdade, envolveu-se na política estudantil durante todo o curso e fez parte do famoso Centro Acadêmico XI de agosto da faculdade do largo São Francisco/SP. Como já dissemos, formou-se em 1963 e em 1974 concluiu o doutorado em Direito público na PUC.

Temer trabalhou nos primeiros anos em escritórios de advocacia e só mais tarde ingressou na política. Como escritor, publicou quatro obras principais, relacionadas às áreas jurídica e política. A mais famosa é Elementos de Direito Constitucional, de 1982, que vendeu mais de 240 mil cópias. Em 1984 publicou Constituição e Política e, em 2006, Democracia e Cidadania. Em suas obras mostrou-se simpatizante do parlamentarismo, defensor da Constituição, da diminuição da carga tributária fiscal e da reforma no sistema fiscal, além de ser contrário ao intervencionismo do governo na economia e no Poder Judiciário. Mas Temer só se considerou um escritor realizado ao publicar em 2013 o livro de poemas e ficção Anônima Intimidade.

Temer - esposa e filho

Michel Temer é casado em segundas núpcias com a jovem Marcela, mãe de seu único filho homem, que leva seu nome e tem outras três filhas, frutos do primeiro casamento com uma famosa psicanalista, todas adultas.

Temer e as mãos expressivas 2Temer e as mãos expressivas 3temer e as mãos expressivas 4Temer e as mãos expressivas 5

Desafios atuais

O atual presidente em exercício é o 41o da República brasileira, o mais velho de todos e o único de descendência árabe, que chega ao Planalto em momento delicadíssimo para o país tanto política quanto economicamente. Em seu primeiro discurso, sucinto e discreto, Temer prometeu uma democracia de eficiência, comprometendo-se a reequilibrar as contas, recuperar a economia, fazer as reformas trabalhista e previdenciária, melhorar o ambiente de negócios para os empresários e investidores e manter os programas sociais Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Fies e outros. O slogan de seu governo ressalta o lema da bandeira brasileira: ordem e progresso.

Temer sorrindo
Uma de suas primeiras medidas foi diminuir os ministérios de 32 para 23, mas cometeu alguns erros de cara tais como escolher para ministros alguns suspeitos ou acusados por irregularidades por depoentes da Lava a jato, não ter escolhido nenhuma mulher para qualquer das pastas e ter eliminado o Minc – ministério da Cultura, medidas nas quais não pensou muito antes de adotar e que já renderam inúmeras críticas e campanhas contra país afora. A tal ponto que foi preciso retroceder e recriar a pasta da Cultura. Mas ainda devemos esperar outros ajustes em outros ministérios.

Temer e RenanTemer e CunhaTemer e Dilma 1
Seus maiores desafios serão conquistar a confiança da população brasileira e elevar sua popularidade, já que sua figura sempre operou melhor nos bastidores. Outros desafios serão enfrentar as acusações contra ele, seja na Lava a Jato, seja como praticante do mesmo delito de responsabilidade pelo qual Dilma Roussef responde, encarar seu desafeto com ela e com Renan Calheiros, atual Presidente da Câmara dos deputados, lidar com sua proximidade com desacreditado Eduardo Cunha e, é claro, restaurar a saúde moral do nosso país. Como brasileiros, tudo o que queremos é que use toda a sua habilidade como articulador político para conseguir fazer as reformas tão necessárias de que o Brasil precisa.

Conheça aqui o seu perfil vocacional completo ou aqui o seu miniperfil vocacional

Bibliografia: a biografia de Michel Temer foi desenvolvida a partir do www.wikipedia.com.br e de artigos publicados na Folha de São Paulo.

Equipe Vocacional, maio de 2016

Biografias & Perfis

  • Mick Jagger

    Vocalista, compositor, letrista, pai de sete filhos e líder dos Rolling Stones, banda que possui mais de 200 milhões de discos vendidos em cinco décadas de carreira. Filho mais velho de um professor e de uma dona de casa, Jagger nasceu no dia 26 de julho de 1943 na pequena cidade de Dartford, no sudeste […]

    Leia mais
  • Michel Temer

    Michel Temer ou Michel Miguel Elias Temer Lulia é o atual presidente em exercício da República Federativa do Brasil, substituto da presidente Dilma Roussef que foi afastada do cargo por 180 dias, sob a acusação de crime de responsabilidade fiscal. Caso a presidente seja absolvida, voltará ao cargo após esse período ou Temer continuará como […]

    Leia mais
  • Bob Dylan

    O primeiro e único artista na história a ganhar, além do Prêmio Nobel, o Oscar, o Grammy e o Globo de Ouro.

    Leia mais
  • Caio Castro

    Caio Castro, o protagonista de I love Paraisópolis, nunca pensou em ser ator. Confira na sua biografia.

  • Tom Jobim

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desse grande compositor brasileiro

  • Oscar Niemeyer e Lucio Costa

    Confira aqui a biografia e o perfil vocacional desses grandes arquitetos brasileiros

  • David Bowie

    David Bowie, o mais ousado, versátil e eclético dos artistas pops, nasceu em 8 de janeiro de 1947 na Cidade de Brixton, Inglaterra e faleceu hoje, dia 10 de janeiro de 2016 depois de lutar quase dois anos contra um câncer, pra imensa tristeza de todos os seus fãs. Bowie começou a carreira como um cantor trovador folk, mas […]

  • Biografia dos Rolling Stones

    Quem não conhece os Rolling Stones? Quem não ama os Rolling Stones? Quem não tira o chapéu para os Rolling Stones? Qualquer ser vivo deste planeta nos últimos 50 anos sabe da importância dessa banda de rock, que talvez só perca em fama e relevância para Os Beatles. O famoso grupo britânico teve início em […]

  • Fernando Pessoa

    Fernando Pessoa ou Fernando Antonio Nogueira Pessoa foi um dos maiores poetas da língua portuguesa

  • Aécio Neves

    Aécio Neves, batizado Aécio Neves da Cunha, é o líder do movimento oposicionista que pede auditoria nas eleições de outubro passado

  • Justin Bieber

    JUSTIN BIEBER DE DREW OU APENAS JUSTIN BIEBER É UM SUPERJOVEM CANTOR E COMPOSITOR DE MÚSICA POP DOS MAIS BADALADOS DO MOMENTO.

  • Dilma Rousseff

    Dilma Vana Roussef é a atual Presidente da Republica Federativa do Brasil, reeleita por mais quatro anos em outubro passado.

  • Mark Zuckerberg

    Mark Elliot Zuckerberg, é um programador e empresario norteamericano, que ficou conhecido mundialmente por fundar o Facebook em 2004, com mais três colegas da Universidade de Harvard, onde estudava. Zuckerberg nasceu em White Plains, noCondado de Westchest, Nova York, filho de uma medica-psiquiatra e de um dentista, no dia 14 de maio de 1984. Desde menino sempre se […]

  • Marina Silva

    Veja perfil vocacional de Marina Silva, candidata à eleição presidencial pelo PSB, sucessora de Eduardo Campos.

  • John Lennon

    John Winston Lennon, músico, guitarrista, compositor, cantor, escritor e ativista britânico, nasceu em Liverpool, na Inglaterra, em 9 de outubro de 1940. Tornou-se famoso por ser um dos criadores do grupo de rock The Beatles juntamente com Paul McCartney, Ringo Star e George Harrison. A dupla John Lennon/Paul McCartney foi uma das melhores e mais famosas de […]

  • Ayrton Senna

    Um dos maiores ídolos esportivos brasileiros

  • D. Pedro II

    D. Pedro II, Imperador do Brasil, um amante da ciência, da cultura e das artes No nascimento de D. Pedro II, tanto Portugal quanto as províncias do Norte e do Nordeste do país acabavam de reconhecer a independência do Brasil. Sua chegada foi aclamada e comemorada com fervor. Em 1831, ao abdicar do trono em […]

  • D. Pedro I

    D. Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil O primeiro imperador do Brasil é figura que desperta polêmica e ambiguidade. Foi príncipe, soldado, imperador e grande amante das artes. Viveu pouco e com grande intensidade: fundou o Império brasileiro, abdicou de dois tronos em favor de dois filhos, saiu vencedor no comando de várias batalhas, […]

  • Marylin Monroe

    A atriz, cantora e modelo mais amada da América

  • Vladimir Putin

    Vladimir Vladimirovich Putin é atualmente o primeiro-ministro da Rússia. Putin nasceu entre os trabalhadores de fábrica de Leningrado ( St. Petersburg) e foi criado em um apartamento dividido entre várias famílias. Seu pai, um capataz de fábrica, morreu em 1999 e sua mãe, meses depois. Formou-se em Direito pela Universidade de Leningrado, onde teve contato […]

  • Pelé

    O maior jogador de futebol de todos os tempos

  • Barack Obama

    Obama ou Barack Hussein Obama é o atual presidente dos Estados Unidos da América, o 44º eleito e o primeiro afro-americano a ocupar o cargo mais cobiçado do mundo. Nasceu em Honolulu de pai queniano e mãe americana, onde foi criado, e depois mudou-se para o continente, tendo estudado Ciências Politicas em Columbia, NY, e […]

  • Dorival Caymmi

    Um dos maiores compositores da MPB